As meninas-lobo.

Prá vocês, um pouquinho da história de Amala e Kamala.

Foram encontradas em uma caverna na Índia, em 1920, duas meninas vivendo com uma família de lobos. Amala tinha por volta de 1 ano e meio de idade e morreu um ano mais tarde. Enquanto Kamala, aparentava ter 8 anos e viveu até 1929.
Quando foram encontradas, o comportamento das meninas era exatamente semelhante ao dos lobos com os quais viviam. Em pequenos trajetos caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos, e em trajetos rápidos e longos, caminhavam sobre os pés e mãos.
Alimentavam-se de carne crua ou podre e, como os animais, lançando a cabeça para frente e lambendo os líquidos. Além disso, não apresentavam nenhuma espécie de sentimento, nunca rindo ou chorando.
Passavam os dias quietas, embaixo de árvores e durante a noite uivavam como lobos.
Kamala começou a andar após 6 anos e quando morreu seu vocabulário era de apenas 50 palavras. A única emoção que demonstrou em todos os anos que viveu foram algumas lágrimas que caíram de seus olhos no dia em que Amala morreu.
Assim como esse caso de Amala e Kamala, existem diversos outros sobre crianças encontradas junto a animais e que agiam exatamente como estes, por terem sido afastados do convívio com outros seres humanos. São exemplos de que, sem o contato humano, o indivíduo não consegue se humanizar, não consegue se tornar um ser humano de fato.
Podemos então concluir que, a cultura só pode ser dada através da educação, vivendo em sociedade. Entretanto, o tipo de sociedade na qual somos criados também determina o tipo de pessoas que seremos.

Um comentário:

  1. Existem alguns exemplos históricos capazes de sugerir que nossa espécie é totalmente dependente da
    influência do meio para desenvolver comportamento humano, são as chamadas “crianças selvagens” ou
    “meninos-lobo”. Essas crianças foram assim denominadas, pois em decorrência de razões desconhecidas,
    foram abandonadas em florestas ou lugares isolados, sem qualquer contato com nenhum outro ser
    humano, talvez desde que eram ainda bebês. Encontradas em idades mais avançadas, elas costumam
    apresentar um comportamento totalmente “animal”, sem nenhum traço que permita lembrar que são
    seres humanos.

    ResponderExcluir