"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." Paulo Freire
As meninas-lobo.
Prá vocês, um pouquinho da história de Amala e Kamala.
Foram encontradas em uma caverna na Índia, em 1920, duas meninas vivendo com uma família de lobos. Amala tinha por volta de 1 ano e meio de idade e morreu um ano mais tarde. Enquanto Kamala, aparentava ter 8 anos e viveu até 1929.
Quando foram encontradas, o comportamento das meninas era exatamente semelhante ao dos lobos com os quais viviam. Em pequenos trajetos caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos, e em trajetos rápidos e longos, caminhavam sobre os pés e mãos.
Alimentavam-se de carne crua ou podre e, como os animais, lançando a cabeça para frente e lambendo os líquidos. Além disso, não apresentavam nenhuma espécie de sentimento, nunca rindo ou chorando.
Passavam os dias quietas, embaixo de árvores e durante a noite uivavam como lobos.
Kamala começou a andar após 6 anos e quando morreu seu vocabulário era de apenas 50 palavras. A única emoção que demonstrou em todos os anos que viveu foram algumas lágrimas que caíram de seus olhos no dia em que Amala morreu.
Kamala começou a andar após 6 anos e quando morreu seu vocabulário era de apenas 50 palavras. A única emoção que demonstrou em todos os anos que viveu foram algumas lágrimas que caíram de seus olhos no dia em que Amala morreu.
Assim como esse caso de Amala e Kamala, existem diversos outros sobre crianças encontradas junto a animais e que agiam exatamente como estes, por terem sido afastados do convívio com outros seres humanos. São exemplos de que, sem o contato humano, o indivíduo não consegue se humanizar, não consegue se tornar um ser humano de fato.
Podemos então concluir que, a cultura só pode ser dada através da educação, vivendo em sociedade. Entretanto, o tipo de sociedade na qual somos criados também determina o tipo de pessoas que seremos.
Tente prender o gatinho.
Clique aqui para jogar. Você não pode deixar o gato fugir e para isso deve clicar nas bolas amarelas. Vamos lá, você consegue! |
Conhece-te a ti mesmo.
"Conhece-te a ti mesmo" - lema do sábio filósofo Sócrates.
Curiosamente, Sócrates nada escreveu - e tudo o que sabemos dele é graças a seus discípulos, particularmente Platão. Sócrates teria tomado a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia: Conhece-te a ti mesmo.
Para saber mais, clique nos links:Conhece-te a ti mesmo.
Biografia e idéias de Socrátes
Assinar:
Postagens (Atom)