Aristóteles foi o melhor aluno de Platão e o mais bem remunerado preceptor de Alexandre Magno. Provavelmente o filósofo mais bem pago da história. O estagirita abriu sua própria escola aos cinquenta anos. Viveu apenas mais dez anos, mas espantosamente produziu quase mil livros e folhetos.
Conta-se que, ao sentar para escrever, segurava uma bola de metal em uma mão enquanto escrevia com a outra. Quando se cansava e começava a cochilar, a bola caia no chão e ruidosamente o acordava de volta à filosofia.
Esse grande pensador foi chamado de filósofo peripatético (peripateo=perambular) porque gostava de lecionar enquanto caminhava. Outro grupo de filósofos foi denominado estóicos porque preferiam ficar sentados em alpendres (stoa) pegando uma brisa.
Um tema-chave do pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudaimonia) é o objetivo da vida.
Conta-se que, ao sentar para escrever, segurava uma bola de metal em uma mão enquanto escrevia com a outra. Quando se cansava e começava a cochilar, a bola caia no chão e ruidosamente o acordava de volta à filosofia.
Esse grande pensador foi chamado de filósofo peripatético (peripateo=perambular) porque gostava de lecionar enquanto caminhava. Outro grupo de filósofos foi denominado estóicos porque preferiam ficar sentados em alpendres (stoa) pegando uma brisa.
Um tema-chave do pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudaimonia) é o objetivo da vida.
Todos os homens por natureza desejam o conhecimento (Aristóteles)
Etimologicamente Lógica vem do grego logos, que significa palavra, pensamento, idéia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico.
É uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados. Essa teoria prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico.
Aristóteles estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas como logicamente válidas: o emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em premissas e conclusões.
A Lógica ao mesmo tempo em que define as leis do pensamento, estabelece as regras do pensamento correto, cujo conjunto constitui uma arte de pensar. E como o raciocínio é a operação intelectual que implica todas as outras operações do espírito, define-se muitas vezes a lógica como a ciência do raciocínio correto. A Lógica é então necessária para tornar o espírito mais penetrante e para ajudá-lo a justificar suas operações recorrendo aos princípios que fundam a sua legitimidade.
Em geral aplicamos a lógica nas tarefas do dia-dia. Qualquer trabalho que realizarmos tem um procedimento lógico. Ex.: simulados, vestibulares, xadrez, jogos (play station), questões Matemáticas, etc.
Exemplos clássico que resumem o funcionamento da dedução na lógica aristotélica:
"Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal".
“Todo brasileiro é sul-americano. Todo paulista é brasileiro. Todo paulista é sul-americano”.
“Toda baleia é mamífero. Ora, nenhum manífero é peixe. Logo, a baleia não é peixe”.
É uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados. Essa teoria prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico.
Aristóteles estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas como logicamente válidas: o emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em premissas e conclusões.
A Lógica ao mesmo tempo em que define as leis do pensamento, estabelece as regras do pensamento correto, cujo conjunto constitui uma arte de pensar. E como o raciocínio é a operação intelectual que implica todas as outras operações do espírito, define-se muitas vezes a lógica como a ciência do raciocínio correto. A Lógica é então necessária para tornar o espírito mais penetrante e para ajudá-lo a justificar suas operações recorrendo aos princípios que fundam a sua legitimidade.
Em geral aplicamos a lógica nas tarefas do dia-dia. Qualquer trabalho que realizarmos tem um procedimento lógico. Ex.: simulados, vestibulares, xadrez, jogos (play station), questões Matemáticas, etc.
Exemplos clássico que resumem o funcionamento da dedução na lógica aristotélica:
"Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal".
“Todo brasileiro é sul-americano. Todo paulista é brasileiro. Todo paulista é sul-americano”.
“Toda baleia é mamífero. Ora, nenhum manífero é peixe. Logo, a baleia não é peixe”.
Definição de termosSilogismo: é um argumento formado de dois antecedentes e uma conclusão. Estes antecedentes recebem o nome de premissas.
Premissas: é a partir delas que os argumentos sao construídos.
Proposição: é tudo o que pode ser afirmado ou negado. É a ideia.
Falácias, Sofisma ou paralogismo: argumento aparentemente válido, porém incorretos na sua essência. Tais argumentos são erros vestidos de verdades e recebem o nome genérico de falácia ou sofisma
Ex: Toda barata é um inseto.
Essa flor é barata.
Logo, esta flor é um inseto.
Explicando: Este é um exemplo de falácia de equívoco e ambiguidade, pois resulta do uso de uma mesma palavra em dois ou mais sentidos.
Argumentos: é uma série concatenada de afirmações com a finalidade de estabelecer uma proposição definida. Os argumentos podem ser:
=>Dedutivos. Partem de uma verdade GERAL até chegar a uma verdade PARTICULAR
=>Indutivos. Partem de uma verdade PARTICULAR até chegar a uma verdade GERAL.
Sentença – é a forma o modo como a ideia é exposta.
Inferência – é o processo do pensamento, pelo qual se chega à conclusão.
Conclusão – é o resultado final do processo de inferência.
Extensão - refere-se ao número e indivíduos aos quais o termo é atribuído.
Compreensão – refere-se às notas ou qualidades atribuíveis como inerentes ao termo e que possibilitam identificar uma coisa e outra.
Premissas: é a partir delas que os argumentos sao construídos.
Proposição: é tudo o que pode ser afirmado ou negado. É a ideia.
Falácias, Sofisma ou paralogismo: argumento aparentemente válido, porém incorretos na sua essência. Tais argumentos são erros vestidos de verdades e recebem o nome genérico de falácia ou sofisma
Ex: Toda barata é um inseto.
Essa flor é barata.
Logo, esta flor é um inseto.
Explicando: Este é um exemplo de falácia de equívoco e ambiguidade, pois resulta do uso de uma mesma palavra em dois ou mais sentidos.
Argumentos: é uma série concatenada de afirmações com a finalidade de estabelecer uma proposição definida. Os argumentos podem ser:
=>Dedutivos. Partem de uma verdade GERAL até chegar a uma verdade PARTICULAR
=>Indutivos. Partem de uma verdade PARTICULAR até chegar a uma verdade GERAL.
Sentença – é a forma o modo como a ideia é exposta.
Inferência – é o processo do pensamento, pelo qual se chega à conclusão.
Conclusão – é o resultado final do processo de inferência.
Extensão - refere-se ao número e indivíduos aos quais o termo é atribuído.
Compreensão – refere-se às notas ou qualidades atribuíveis como inerentes ao termo e que possibilitam identificar uma coisa e outra.
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